Tratores Ford
- Um dos primeiros fabricantes de tratores a
gasolina foi a Ford, que iniciou a produção dos tratores modelo F em 1912,
usando o nome Fordson e adotando os métodos de produção em massa que já eram
aplicados aos automóveis da marca. Foi o primeiro trator leve produzido em
grande escala. A marca foi incorporada à Ford Motor Company e continuou
crescendo ao longo dos anos. Em 1939 foi lançado o 9N, que se tornou o padrão para
a maioria dos tratores modernos. Tinha pneus de borracha, o atualmente
onipresente sistema de reboque de três pontos e eixo cardã, além de facilidade
de acesso a todos os pontos de operação. A Ford ainda produziria modelos
aclamados como o 8N e em 1984, adquiriu a Sperry-Holland Tratores, formando a
Ford New Holland. A empresa foi vendida à Fiat em 1991. Desde 2000 o nome Ford
não é mais vinculado a tratores.
Tratores Samson – GM
- Em 1917 a General Motors adquiriu a Samson
Sieve-Grip Trator Company, de Stockton, Califórnia e planejou uma linha de
carros e caminhões para ser produzida com os tratores. A ideia inicial foi uma
espécie de van, projetada para transportar nove passageiros, com bancos
removíveis para transportar cargas, mas nunca foi comercializada. Uma série de
protótipos de tratores foi produzida, incluindo este da foto abaixo, que teve
duas unidades produzidas na fábrica de caminhões da Pontiac. O Modelo M, mais
refinado, foi produzido em 1919, mas era extremamente caro em comparação ao
concorrente da Ford. O modelo "Iron Horse" foi produzido no mesmo
ano, movido por um quatro-cilindros da série 490, que era controlado pelo operador
que ia caminhando atrás da máquina, como se estivesse conduzindo um cavalo.
Esse design permitia que os fazendeiros acoplassem seu próprio equipamento, mas
também foi um erro. No final a GM perdeu 33 milhões e a divisão encerrou as
atividades em 1923.
Minneapolis Moline UDLX
- A Minneapolis Moline era uma fabricante de
tratores firmada no mercado quando decidiu entrar no mercado automotivo, em
1938. Com o modelo UDLX Comfortractor, a intenção era combinar os
atributos de um carro a um trator, o que fazia algum sentido econômico,
considerando que foi lançado quase no fim da Grande Depressão. O UDLX tinha a
primeira cabine totalmente fechada em um trator, tinha aquecedor, janelas de
abrir, acendedor de cigarros e um banco do passageiro. A velocidade máxima de
72 km/h tornava-o perfeitamente razoável para ser usado como um carro.
Infelizmente o alto preço limitou as vendas e o modelo só vendeu 150 unidades.
Tratores Lamborghini
- Ferruccio Lamborghini não começou a
carreira como construtor de supercarros. Seu primeiro sucesso veio em forma de
tratores e máquinas agrícolas. Logo depois da Segunda Guerra Mundial,
Lamborghini começou a montar tratores com o equipamento excedente da guerra. Em
1948 ele fundou a Lamborghini Trattori S.P.A. em sua garagem. Seu primeiro
modelo foi o Carioca, e mesmo não sendo uma máquina atraente, ajudou a
impulsionar a Lamborghini ao posto de maior companhia agrícola da Itália. Foi
somente depois de sucessivas experiências decepcionantes com os carros de Enzo
Ferrari que Ferruccio decidiu que iria construir carros melhores. Após uma
sucessão de contratempos no final dos aos 70, quando a empresa teve problemas
financeiros, a Trattoria foi vendida à rival SAME, embora ainda sejam vendidos
com a mesma marca.
Tratores Porsche
- Ferdinand Porsche foi um homem com muitos
interesses e talento. Enquanto estava envolvido no desenvolvimento do Fusca,
ele também mantinha seu projeto de um trator popular. O Volkstraktor, se você
preferir. Muitos protótipos foram produzidos em 1934 com um motor diesel
refrigerado a ar. Claro, algo estava acontecendo na Alemanha naquela época e
isso o levou a arquivar o projeto. Depois daquela pequena discussão várias
companhias licenciaram os projetos do motor, mas a Mannesmann AG decidiu
licenciar o trator Porsche completo e iniciou a produção em 1956. Entre 1956 e
1963, quando a licença expirou, mais de 125 mil tratores Porsche haviam sido
produzidos, todos compactos, de projeto simples que estavam pelos mais variados
terrenos da Europa.
Tratores CO-OP
- Em 1922 o congresso americano aprovou
a Capper-Volstead Act, que permitiu aos fazendeiros e rancheiros a legalização
de trabalharem em grupos para benefício mútuo, e serviu para a criação da
cooperativa Farm Bureau, que agiu em benefício dos fazendeiros para aprimorar e
estudar os métodos de trabalho no campo. Quando a mecanização do campo começou,
decidiram desenvolver um trator para beneficiar os cooperados. Em 1935 a Farm
Bureau firmou um acordo com a Parret Trator Company para produzir uma máquina
que suprisse a necessidade dos fazendeiros cooperados. O primeiro modelo era
débil e com potência subdimensionada, então instalaram um motor e caixa
Chrysler. Ao longo das várias gerações o trator passou a usar a marca CO-OP e
regularmente tinha o motor Chrysler de quatro litros e seis cilindros.
Tratores Fiat
- A Fiat é um enorme conglomerado com
tentáculos em todos os tipos de indústria. Nos EUA a Fiat é tida como a chefa
italiana da Chrysler, mas esta é só a divisão de carros. A Fiat está no ramo
dos tratores há muito tempo, operando no mercado da agricultura desde 1919 e é
a segunda maior do segmento, atrás apenas do enorme gorila que é a John Deere.
Ela carregou marcas como a New Holland (que inclui a Versatile e Ford Tratores)
e a Case (que é formada pela Case, International, Farmall e outras). Se você nunca
ouviu falar nos tratores Fiat, você provavelmente mora na América, onde não há
tratores vendidos sob a marca Fiat.
Tratores Citroen
- Citroën? Sim, esses franceses fizeram um
trator também. Só um, e era bem pequeno. O trator da Citroën pesava apenas 800
kg e era movido por um motor de quatro cilindros e 12 cv, muito semelhante ao
motor do Citroën modelo A. Foi comercializado inicialmente como um trator para
hortas e pomares e vendeu cerca de 500 unidades durante seus dois anos de
produção. A empresa trabalhou a ideia de produzir semi-esteiras, mas nada
chegou ao mercado. Mas veja como é bonitinho esse pequeno trator.
Tratores Mitsubishi
- A Mitsubishi é outro daqueles enormes
conglomerados que produzem tratores como regra. Em operação desde 1980, a
Mitsubishi comercializa seus produtos nos segmentos de tratores compactos e
utilitários. A maioria dos tratores Mitsubishi é vendida na Ásia, onde as
fazendas tendem a ser menores.
International Harvester
A International é outro caso de fabricante
de tratores que foram para o setor de automóveis. Apesar de produzir caminhões
pesados, a produção de carros da International resume-se em somente um veículo,
o International Scout. Sendo um dos mais adorados SUVs de todos os tempos, o
Scout foi construído para competir com os Jeeps, e conseguiu com sucesso com um
projeto simples, robusto e resistente. O estilo do Scout variou muito pouco
durante toda sua produção, que ocorreu entre 1961 e 1980, mas ele teve uma
grande variedade de carrocerias e motores, atingindo vários nichos do segmento.
A produção do Scout foi encerrada quando a International Harvester foi comprada
pela Case, mas você ainda encontra um grande número deles trilhando os EUA.
Renault
- A Renault iniciou a sua atividade
fabril automobilística em 1898 e começou dez anos depois a construir
tratores. Desenvolveu para o setor máquinas de arrasto contínuo e tração
nas 4 rodas, todas de aplicação ao exército francês, por ocasião da 1ª
Grande Guerra. Depois da Guerra, converteu para a agricultura o seu arsenal de
máquinas, melhorando constantemente os modelos, que passaram a ser equipados, a
partir de 1931, com motores diesel de 4 cilindros, 4,36 litros de cilindrada
e 45 cv - como exemplo, o modelo Renault VY, o primeiro trator à diesel
construído na França e o primeiro a ser equipado com tomada de força de
87rpm.
- A Renault, então a maior fabricante
francesa de tratores agrícolas, é nacionalizada em 1945 e a produção passa a
ser incrementada com novas séries de tratores, atingindo no biênio 1947-48 a
soma de 7.500 unidades. A partir de 1951, os modelos Renault passam a ser
equipados com motores Perkins. Em 1956 é lançada no mercado a nova série “D”,
que culminou com o modelo Super. D, equipado com o inovador hidráulico
Trator Control. Em 1960, a fábrica já havia fabricado 138 mil veículos.
- Os tratores Renault, que agora pertencem à
alemã Claas, têm ultimamente mantido ligações com o John Deere no que diz
respeito à construção de certos componentes. Na França, a Renault
divide com a Massey-Ferguson uma estrutura fabril de projetos e produção
conhecida por GIMA. A Renault tem ocupado nos últimos anos a
primeira posição nas vendas do exigente mercado francês.
Ferguson
- O sistema Ferguson de engate de três pontos é
conhecido (e presente) no mundo todo, principalmente após a guerra judicial
entre a Ferguson e a Ford pela patente e uso do sistema. Porém Harry Ferguson
não ficou somente atrás das máquinas do campo.
- Ao se pesquisar um pouco sobre as origens da
tração nas quatro rodas para carros modernos, com diferenciais viscosos, e sem
os pesados diferenciais de pares cônicos coroa-pinhão dentro de uma caixa de
transferência, sempre se chega ao sistema de nome Ferguson Formula. O primeiro
carro com o sistema foi batizado de Ferguson R4 e foi mostrado ao mundo em
1954, pela empresa que se chamava na época Massey-Harris-Ferguson.
Harry Ferguson era um industrial escocês
fabricante de tratores, que não era de brincadeira. Em 1952 ele venceu a Ford
Motor Company nos tribunais, com ações sobre os direitos de algumas patentes de
sistemas de tomada de força e de reboque de implementos agrícolas para
tratores, que inclusive se chamavan Ford-Ferguson, em um negócio que durou de
1938 a 1946. Como a Ford finalizou a associação e continuou usando os
sistemas, Harry teve a grande sorte de ganhar a causa. O valor que ele embolsou
foi de US$ 9,25 milhões, uma tremenda fortuna naquele tempo.
- No ano
seguinte, aproveitou esse caixa recheado para fundir sua empresa com o
concorrente canadense Massey Harris, formando a empresa que desenvolveu o carro
com tração nas quatro rodas.
- Essa fusão
deu a Harry US$ 16 milhões em ações, que ele, mesmo na idade de 66 anos, não
utilizou para financiar sua aposentadoria. Através de uma nova divisão de sua
empresa, que batizou de Harry Ferguson Research (pesquisas), colocou seus
conhecimentos e de seus engenheiros para trabalhar, além de contratar o piloto
de corridas Tony Rolt e os ex-projetista da Aston Martin, Claude Hill.
- Pouco mais
de um ano depois, mostrou um carro que, mesmo sendo totalmente sem graça em
termos de estilo, era o mais tecnicamente avançado em existência.
- Nascia o
sistema Ferguson Formula, que foi sendo desenvolvido em sucessivos protótipos e
modelos que pode-se considerar feitos sob encomenda, mas que só chegou à
produção normal, ainda que em pequeno número, no Jensen FF, um dos mais
belos carros de todos os tempos e, dizem, inspirado no Brasinca 4200
GT/Uirapuru.
- Como se não
bastasse a tração em todas as rodas, que evitava problemas por mais que o
motorista abusasse, Harry Ferguson foi mais além, e junto com a Dunlop,
adicionou o primeiro sistema ABS para eliminar o travamento de rodas em
frenagens. O nome dessa maravilha da tecnologia britânica: Maxaret.
- Assim, esse
rombudo sedã sem graça, com um simplório motor de quatro cilindros de 2,2
litros, é hoje um dos carros mais importantes da história, um vovô que merece
respeito e admiração de todos os Subarus, Audis, Mitsubishi Evos, Porsches
Turbo e dezenas de outras máquinas fabulosas que só conseguem colocar boa
parte de sua potência no solo porque um fabricante de tratores não quis pegar
seus milhões e ir pescar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário